Durante solenidade realizada na manhã desta sexta-feira, 4 de abril, Eduardo Brandão, Vice Presidente Nacional do Partido Verde e Presidente Regional do Partido, entregou cargo de Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal em cumprimento ao prazo estabelecido pela legislação eleitoral.
Durante solenidade presidida pelo governador Agnelo Queiroz, Brandão e outros gestores do executivo local passaram os cargos a fim de concorrerem ao pleito de 2014. O governador fez questão de agradecer a cada um dos que deixaram os cargos e de ressaltar os destaques de suas gestões.
A frente da Semarh desde o primeiro dia do governo Agnelo, Eduardo Brandão teve a missão de recriar a pasta ambiental e concebeu projetos e políticas públicas de destaque em âmbito nacional. Na sua gestão, por meio de regulamentação própria realizada no âmbito do Instituto Brasília Ambiental – órgão vinculado à sua pasta, tornou efetiva a cobrança e aplicação dos recursos oriundos de compensações florestais e ambientais.
Foram entregues à população, por meio do programa “Brasília, Cidade Parque”, 12 unidades implantadas e totalmente revitalizadas e estão ainda em andamento 30 projetos de parques, espalhados por todas as regiões administrativas. De acordo com dados do próprio GDF, sob a tutela de Eduardo, foram investidos mais de 1100% de recursos na área ambiental do que havia sido feito nos últimos 10 anos.
Além deste grande projeto, a Semarh se debruçou sobre questões relacionadas à regularização ambiental dos setores habitacionais, o plano de intervenção para o fechamento do lixão da Estrutural, programas e projetos para manutenção da qualidade ambiental do DF, políticas públicas de controle de natalidade de animais domésticos, dentre outras inúmeras ações.
Além da saída de Eduardo Brandão, outros membros da secretaria e da executiva regional do Partido Verde entregaram cargos hoje. Cadu Valadares, subsecretário de Sustentabilidade Socioambiental; Marcelo Ottoni, diretor adjunto do Jardim Botânico de Brasília; Adilson Barreto; subsecretário de Condomínios e Tecnologias Ambientais.
Novo Secretário
Ainda na mesma solenidade, foi anunciado o nome do novo Secretário. Quem assume a vaga é Paulo Penha Lima, também da executiva do Partido Verde do Distrito Federal.
Paulo ocupou a vaga de secretário-adjunto da Secretaria. Economista, pós-graduado em Gestão Empresarial e Elaboração, Análise e Avaliação de Projetos e Mestre em Economia, atua no setor público desde 1987.
A norma de desincompatibilização visa impedir que os candidatos que ocupam cargos públicos se utilizem desta condição em benefício próprio, de forma a comprometer a isonomia na disputa entre os candidatos e a lisura do pleito.
Foto: Agência Brasília